Sejam bem vindos

Sejam bem vindos a este blog, que Deus lhes abençoe.

sábado, 12 de março de 2011

CULTO DE DOUTRINA OU ENSINO?


É notavél a pobreza de conhecimento que tem sido os nossos cultos de ensino ou doutrina ultimamente. Não questiono a Igreja, mas os lideres que parece que perderam o foco dos verdadeiros cultos de ensino. Pergunto: Será que nossos palestrantes estão preparados para nos ensinar ou viveremos a vida toda nos alimentando de pão seco.

Certo dia conversava com alguém ainda não evangélico, e me maravilhei da forma como esta pessoa se referiu a mesangem da Igreja evangelica. Segue abaixo as suas palavras mais ou menos como as ouvi:

"Acho lindo como os pastores evangelicos abrem a Bíblia e lêem um pedacinho, e deste pedacinho tiram tantas lições maravilhosas".

Confesso que o meu coração se encheu de alegria naquele momento, mas depois comecei a lembrar da situação de muitas Igrejas em nossa cidade, onde as pessoas vão em busca de alimento para sua alma, mas não encontram. Em vez disso se deparam com falácias que nada se referem a Bíblia e com muitos contadores de histórias.

A verdade é que os nossos cultos de doutrina como uma boa parte gosta de assim chamar, nada tem de doutrina. E nossos cultos de ensino nada ensinam. Alguns pregam, outros contam história. E o ensino da Sã doutrina onde está?

Dutrina ao contrário do que muitos pensam, não é bater e bater nos crentes. É ensinar a Igreja sobre como devo me relacionar com Deus e como me comportar diante dos homens. E crentes bem ensinados se comportam decentemente.

Oremos a Deus para que os verdadeiros ensinos da Bíblia Sagrada voltem para os nossos púlpitos, e a exposição da Sã Doutrina seja mais frequente em nossos cultos.


Em Cristo.

segunda-feira, 7 de março de 2011

O PODER DO EVANGELHO


"Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder..." (ITs 1.5)

É notavel o quanto os pregadores da modernidade tem se distanciado do objetivo que é a pregação do evangelho. Mas você pode me perguntar: E as mensagens que ouvimos nos cultos, não é evangelho? Uma boa parte sim. Porém, muitos tem ultilizados os nossos púlpitos para falarem mais da sua vida e dos seus feitos, do que pregar a palavra de Deus.

Quem conhece a palavra de Deus e estuda um pouco da Bíblia Sagrada, sabe o que realmente é maná do céu e o que é simplismente "conversa de caroxinha". E pasme os senhores (as), estes crentes estão inconformados, sedentos por ouvir a Sã Doutrina.

Não entendo como os nossos pregadores simplismente pregam as mesmas coisas, oferecendo um pão seco e requentado como se povo nao se importasse com isso. Na noite de ontem tive o prazer de pregar em uma de nossas congreções da Assembléia de Deus no bairro Liberdade 2, e vir o quanto Deus pode nos usar e falar conosco através de sua palavra. Na oportunidade o Diacono Paulo Sergio nos trouxe uma palavra no texto da pesca maravilhosa descrita no evangelho de Lucas capitulo 5 versiculos de 1 a 11, um texto conhecido entre os irmãos. Está foi a segunda vez que vi este obreiro ministrado neste texto, e mais uma vez me surpreendi com a revelação Bíblica ministrada por ele, que simplesmente se deixou usar por Deus e cavou mais um pouco, encontrando preciosidades da palavra de Deus. O que quero expor aqui é que a palavra de Deus é um oceano de riquezas que podem ser dia-a-dia pesquisadas a fim de mostrar ao povo o que Deus realmente quer nos oferecer. A verdadeira mensagem do evangelho produz em nós novas reações, nos despertando para a pratica de novas atitudes que nos aproximarão mais de Deus.

Paulo escrevendo aos irmãos em Tessalônica, depois de louvar a Deus pela vida daquela igreja, mensionando algumas qualidades que lhe chamavam a atenção, fez questão de mostrar que se aquela igreja tinha adjetivos tão marcantes é por que foram ensinadas através da pregação do evangelho, não um evangelho demostrado só em palavras, mas em poder.

O evangelho de poder causa mudança na vida das pessoas, fazendo com que estes sejam inconformados com este mundo (Rm 12.2), a ponto de se transformarem pela renovação da mente que obtiveram através da Palavra de Deus, fazendo-os experimentar a boa, pefeita e agradavél vontade de Deus.


Em Cristo.