Sejam bem vindos

Sejam bem vindos a este blog, que Deus lhes abençoe.

terça-feira, 22 de maio de 2012

O CRISTÃO COMO CORPO DE CRISTO








“Não sabeis vós que os vossos corpos são membros de Cristo”? ICo 6.15a
Antes de adentrarmos no conteúdo do papel do membro como corpo de Cristo, é importanteexplicarmos o porquê de o cristão receber esta comparação.
Hoje a Igreja do Senhor Jesus não estar restrita a religião, mas inclusa em meio a elas. Quando falamos de igreja, estamos nos referindo a uma comunidade de irmãos que foram chamados para fora das trevas (Cl 1.13),que se reúnem para adorar a Deus, esta definição deriva-se da etimologia da palavra em seu original “ekklesia”- chamados para fora.
Estes que obedeceram o chamado do Espirito Santo para sair das trevas e vieram para a maravilhosa luz  fazem parte da igreja. Entendemos que a igreja é tanto ocal como universal.

1.        Igreja Local

É composta de “crentes regenerados e batizados em água, residente em uma determinada comunidade, os quais, com o propósito de obedecera palavra de Deus, se reúnem em um organismo espiritual para, sob a direção de um ministro de Deus, servir ao Senhor”1. Engana-se quem pensa que a igreja que vai subir no arrebatamento é somente a “fulana”. Quando olhamos para um crente sabemos que ele faz parte da igreja, porem somente o Senhor Jesus para discernir se ele de fato é integrante da noiva de cristo.

2.        A igreja universal

Segundo o escritor Eurico Bergstén “é um organismo espiritual, invisível ao olho humano”2, pois não conseguimos identificar quem faz parte e quem esta fora, ainda segundo ele,“ela é composta de todos os que, em todos os tempos, todos os lugares, possuírem os nomes escritos no livro da vida”3.  Estes que compõem a verdadeira igreja são o corpo místico de Cristo, ou seja, Jesus é a cabeça, e nós seus membros (Ef 1.22,23). Andamos conforme as ordens recebidas por Ele, que orienta-nos o caminho certo a seguir, afinal membros de um corpo andam juntos, poderia até fazer um pergunta ilógica: você já viu uma perna andando sozinha? Claro que não, embora hoje há muitos membros querendo andar sozinhos, e para onde lhe bem entender. Todos os membros buscam os mesmos objetivos, são ligados entre si, se alguma parte for machucada, todo o corpo é afetado. Existe uma sintonia entre os membros e todos obedecem aos comandos do cérebro, que é a cabeça do corpo.
Esta comparação feita por Jesus ilustra muito bem que nem todos os que se dizem “cristãos” são realmente, pois muitos alegam fazer parte deste corpo espiritual, mas não querem obedecer as ordenanças do “Cabeça”, Cristo. Não andam em sintonia com os demais membros, não sentem a dor de uma ferida do próximo, talvez estes membros estão com uma “hanseníase” espiritual, insensíveis as vontades e dores sentidas pelo corpo.
“E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos”(Ef 1.22,23).

Em Cristo.

Texto de Autoria do escritor Auriclessio Lima