Sejam bem vindos

Sejam bem vindos a este blog, que Deus lhes abençoe.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

TEMPO DE ESPERANÇA 2

1. As etapas de nossa esperança

E não somente isso, mas também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência a experiência, e a experiência a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. (Rm 5.3-5)
O apostolo Paulo deixa-nos claro no capitulo cinco da carta aos Romanos, que a esperança é produto de algumas etapas da vida, que iremos destacá-las nesse tópico:

1.1 Tribulação (v.3)

A palavra tribulação refere-se a todos os tipos de provações que podem nos afligir. Isto inclui coisas como necessidades financeiras ou materiais, circunstância difíceis, tristezas, enfermidades, perseguições, maus tratos ou solidão. Em meio a estas aflições, a graça de Deus nos capacita a buscar mais diligentemente a sua face e produz em nós um espírito e caráter perseverantes, que vencem as provações e as aflições da vida.
Ora irmãos, que crente nunca passou por tribulação? Paulo escrevendo aos Tessalonicenses disse: “Para que ninguém se comova por estas tribulações; porque vós mesmos sabeis que para isso fomos ordenados; pois estando ainda convosco, vos predizíamos que havíamos de ser afligidos, como sucedeu, e vós sabeis”(1 Ts 3.3,4). O que o apostolo teria mais para nos falar sobre as tribulações:“... pois que por muitas tribulações nos importa entrar no reino de Deus” (At 14.22)

1.2 Paciência (v.4)

A tribulação ao invés de nos levar ao desespero e a desesperança, produz uma virtude que consiste em suportar dores e infortúnios; o apostolo Tiago admoesta-nos a sermos pacientes, fortalecendo o nosso coração, porque já a vinda do Senhor está próxima (Tg 5.8). Paulo escrevendo a igreja em Roma disse: “Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração” (Rm 12.12)

1.3 Experiência (v.4)

A experiência é fruto de todo um longo percurso de prática de vida, é o produto da paciência, é tudo que se aprende resultante do exercício continuo de uma arte. Quando nós aprendemos a lutar nas adversidades dessa vida sendo sempre pacientes e perseverantes, Deus nos faz experientes. É nesse momento que surge a dependência de Deus, o que nos torna cheio fé e esperança.
Depois destas grandes etapas surge homens e mulheres esperançosos e preparados por Deus para enfrentar as adversidades da vida.