Sejam bem vindos

Sejam bem vindos a este blog, que Deus lhes abençoe.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

TEMPO DE ESPERANÇA

A ESPERANÇA

“Porque, na esperança, fomos salvos. Ora, a esperança que se vê não é esperança; pois o que alguém vê, como o espera? Mas, se esperamos o que não vemos, com paciência o aguardamos”. (Rm 8.24,25)

O dicionário Globo define a esperança como o “ato de esperar; expectativa; aquilo que se espera, desejando confiança em obter o que se pretende;”
O dicionário teológico nos traz a seguinte definição: “[Do lat. Esperantia] Uma das virtudes cardeais da fé cristã, através da qual o crente é motivado a crer no impossível e a vislumbrar a intervenção divina nos momentos mais críticos da existência.”
O dicionário da Bíblia de estudo esperança diz que a esperança “ é a virtude cristã que opera como recurso mental e espiritual para fazer frente ao futuro. Ao estar centrada em Deus, Senhor de todas as instâncias da vida e em quem se encontram graça e misericórdia (Sl 31.24;39.7;42,5), a esperança permite ao cristão enfrentar com otimismo e segurança o que está por acontecer”.
Todo crente salvo é dotado de virtudes. Elas lhe possibilitam um maior desempenho na vida cristã e lhe ajudam a suportar os males desta vida. O comentário de rodapé da Bíblia de estudo pentecostal diz que “o termo original para virtude é dunamis, que significa poder real; poder em ação”. Logo uma virtude só é virtude quando a mesma é colocada em ação. A esperança é uma das três virtudes do cristianismo descritas no capitulo 13 da primeira epístola de Paulo a igreja de Corinto. Diz o texto: “Agora, pois permanece a fé, a esperança e a caridade, estas três; mas a maior destas e a caridade”. O homem não pode viver sem amor que é a maior de todas as virtudes (1Co 13.13), não pode viver sem fé, pois sem ela é impossível agradar a Deus (Hb 11.6 a), e jamais poderá viver sem esperança, pois sem tal virtude perde-se a expectativa das promessas de Deus.
A esperança se baseia na fé e, “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11.6 a). a fé é a certeza, a convicção, a evidência daquilo que se espera. A esperança é a expectação das coisas que se não vêem. A fé é a progenitora da esperança. Portanto, nossa esperança tem fundamento nas promessas da glória futura.
Não teríamos esperança, se um dia não tivéssemos ouvido a palavra do evangelho. Com a ascensão de Cristo aos céus, e a morte dos discípulos, os escritos sagrados despertaram os povos para uma nova e viva esperança, que é Jesus. “Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro” (Cl 1.23).
Imagine a vida do homem sem expectativas futuras de salvação. O que estaríamos fazendo na igreja? Para que pregaríamos o evangelho? Sem dúvidas a palavra do arrebatamento da igreja estaria em extinção. Se hoje estamos aqui é porque um dia aceitamos a fé, acreditamos no amor incondicional de Deus para conosco e temos a esperança de que o mesmo Senhor que um dia morreu na cruz por nós, a fim de perdoar os nossos pecados voltará outra vez para nos buscar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário